Amido de milho
O amido de milho é um ingrediente muito utilizado na culinária e também presente na fabricação de alimentos, sendo a principal matéria-prima dos chamados extrusados, tais como biscoitos, cereais matinais, massas pré-cozidas, confeitos, doce de leite, fermento químico, mingau, massas molhos e outros.
O amido de milho costuma ser misturado a líquidos quentes para engrossá-los. Mas, antes de ser adicionado, deve ser totalmente dissolvido, em um recipiente pequeno, polvilhe amido de milho sobre água fria (não quente) e misture bem. Não adicione a água ao amido de milho, senão ele vai empelotar e não vai se dissolver da maneira adequada.
Durante a fervura, o amido de milho perderá parte de seu poder de engrossar o líquido. Quando uma mistura engrossada com amido de milho começar a ferver, abaixe o fogo para médio-baixo e deixe borbulhar durante cerca de 30 segundos, mexendo sempre para evitar que grude no fundo da panela, garantindo assim que a mistura tenha engrossado ao máximo.
O amido de milho é rico nas vitaminas A, E e do complexo B. A vitamina A, não só auxilia o crescimento como também contribui para a vitalidade do cabelo e da pele. Já a vitamina E é conhecida por ser um potente antioxidante. Portanto, combate os radicais livres no corpo, que, por sua vez, podem oxidar as nossas células, gerando o envelhecimento precoce.
O amido de milho é um produto que fornece bastante energia. Uma porção de 100 gramas, por exemplo, tem cerca de 380 Kcal, de acordo com suas informações nutricionais. Ele ainda tem uma boa quantidade de carboidratos, aproximadamente 90 gramas.
Agora você já sabe, o amido de milho é uma ótima fonte de energia, o que significa em outras palavras que não só dá mais disposição para as pessoas no dia a dia, como também pode contribuir para quem precisa focar no trabalho ou nos estudos.
Como pode se notar, o amido de milho é derivado do milho. O milho é dividido em três partes, casca, gérmen e endosperma. Para obter o amido de milho, apenas se utiliza a endosperma , onde esta concentrado o amido e a proteína. Logo, essa parte é moída até chegar à consistência semelhante ao talco.
Como se pode notar, o amido de milho é um curinga na culinária, um grande aliado, podendo muitas vezes até substituir a farinha de trigo, tanto na hora de preparar pratos doces ou salgados, ele poderá estar sendo utilizado como você preferir trazendo ainda ótimos benefícios a nossa saúde.