Coco
O coco possui potássio, sódio, cálcio, ferro, fósforo, fibras e vitaminas do complexo B e um pouco de vitamina C. Estimula o funcionamento do intestino. A água de coco é indicada nos casos de diarréia, vômitos e desidratação.
O coqueiro tem origem no Sudeste da Ásia. No século XVI, a planta foi introduzida no Brasil por Duarte Coelho, primeiro capitão-donatário da Capitania de Pernambuco, disseminando-se por muitas regiões, principalmente pelo litoral nordestino.
Como o seu fruto é pouco denso e flutua, a planta é espalhada prontamente pelas correntes marinhas que podem carregar os cocos a distâncias significativas. A palmeira do coco prospera em solos arenosos e salinos nas áreas com luz solar abundante e pancadas de chuva regulares.
Como comprar:
Para saber se o coco maduro está em boas condições é sufi ciente bater na casca. Se o som for oco, está estragado.
Como armazenar:
Se quiser guardá-lo inteiro, pode deixá-lo em temperatura ambiente por uma semana, na geladeira por duas a três semanas e no congelador por seis a oito meses. Se você abrir o coco e tirar a polpa, consuma-o no mesmo dia, conserve na geladeira por uma semana ou no congelador por seis a oito meses. Coloque a fruta em um recipiente hermético, deixe a água de coco na geladeira, beba assim que possível.
Período de safra:
Junho, julho, agosto.